9 de novembro de 2009

CHEF GORDON RAMSAY



Kitchen Nightmares
É um programa de TV onde o Chef Gordon Ramsay vai a restaurantes quase falidos e vira o cenário em apenas uma semana.

O que poderá qualquer negócio aprender com este Chef?

Admito que adoro ver qualquer programa de TV com o Chef Gordon Ramsay e ainda não percebi como em Portugal ainda andamos todos com cantigas e músicas em todos os canais, mas o “Ramsay's Kitchen Nightmares” é sem duvida o meu preferido.
Gosto especialmente porque se debruça sobre um pequeno negócio e demonstra quais os problemas que o impedem de vencer.

Por isso mesmo, partilho 6 temas que todos podemos aprender com ele sobre estratégia empresarial a partir deste programa:

#1 – TUDO COMEÇA NO CLIENTE
Uma das primeira questões que o Chef faz ao restaurante é saber quantas pessoas reservam em média para jantar. Na maioria das vezes é um número muito baixo por isso ele faz o papel de observador numa noite para perceber porquê. Muito frequentemente tem a ver com a gestão do restaurante.
Em seguida ele vai para a rua observar a concorrência local e tenta conversar com as pessoas para saber o que pensam do restaurante que ele está a tentar ajudar.

A questão que se coloca é: Quando foi a ultima vez que a gestão deste negócio abordou os seus clientes, para saber a sua opinião sobre o serviço, a comida e o ambiente ou decoração?


#2 - CHEF RAMSAY ESTUDA A FUNDAÇÃO DO RESTAURANTE
Para isso tem que conhecer o dono do negócio e perceber quais os motivos para o declínio. Ele procura perceber qual a paixão do dono pelo negócio. Começa então por trabalhar com o staff para garantir que a pessoa que vai liderar a mudança consegue realmente chegar a todos.
Segundo o Chef Ramsay o sucesso chega com uma “limpeza” na cozinha.

A questão que se coloca é: Quando foi a ultima vez que fez uma “limpeza” no seu negócio para ter a certeza que estava tudo em ordem? Esta limpeza poderá ser com na renovação de antiguidades mas também poderá ser uma mudança no ambiente de trabalho.


#3 – AS MATÉRIAS PRIMAS DEVEM SER REALMENTE BOAS
É importante conhecer quem confecciona e quais os ingredientes que utiliza, bem como saber se o staff tem capacidade para fazer o que é necessário.
Depois trabalha juntamente com eles para criar um novo e fantástico produto, na maioria das vezes um novo menu, mudando as mentalidades acerca do que fazem e do que sentem.

A questão que se coloca é: Temos o melhor serviço e a melhor comida que devemos? Do que necessitamos para subir um nível nesta matéria? Temos que mudar mentalidades ou pessoas?

#4 – A EXPERIÊNCIA DEVE SER MEMORÁVEL
Ramsay treina todo o staff pessoalmente para ter a certeza que as reservas estão a ser feitas de modo a não sobrecarregar a cozinha, certificando que toda a equipe está a oferecer as entradas que conseguem ser feitas mais rapidamente pela cozinha e tenta que fiquem sensíveis às experiências que os clientes vivem em cada momento.
Posteriormente vai ao extremo de alterar o design do restaurante e dar-lhe um novo ar, mais limpo e mais moderno. Ao fazê-lo está a moralizar as equipes, o que conduz naturalmente o serviço para uma experiência memorável.

A questão que se coloca é: Qual foi a ultima vez que procurou ver a sua localização ou o website do seu negócio? Mudar a pintura das paredes, alterar a entrada principal para o exterior, reduzir o número de clicks no website, podem ser pequenos investimentos que fazem a diferença no sucesso do negócio.

#5 – UM NEGÓCIO DEVE TER UM MOTIVO PARA APOSTAR NO PASSA A PALAVRA
Obviamente que não se consegue passar a palavra sem um bom produto ou uma fantástica experiência. O que admiro neste show é a capacidade do Chef perceber a importância do passa a palavra desde os vizinhos da frente até aos clientes que passam na rua bem como a necessidade de trabalhar o marketing no local.

Num restaurante Indiano por exemplo, ele apresentou danças do ventre na vizinhança e ofereceu comida e num restaurante Soul (comida tradicional afro-americana) ele montou um bbq no exterior e ofereceu degustações a toda a vizinhança. Um verdadeiro marketer!

A questão que se coloca é: Que tipo de acções criativas e iniciativas poderá fazer para que o seu negócio passe de boca em boca e seja motivo de conversa?


#6 – VOLTAR DE NOVO AO CLIENTE
Depois de tudo dito e feito, o Chef Ramsay pede feedback aos clientes. Após o jantar ele faz questão de distribuir pequenos questionários para ter as opiniões dos clientes.

A ultima questão que se coloca é: Pergunta frequentemente aos seus clientes a opinião deles? E depois disso, age de acordo com as suas necessidades?

Aqui ficam algumas notas importantes para repensar o seu negócio e caso também já esteja farto de cantorias e fracas imitações dos jogos sem fronteiras ou até mesmo de discussões entre homens e mulheres ou até do João Baião aos saltos na televisão nacional e pretenda ver um programa diferente, caso não consigam através da TV, use o YOUTUBE:

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